ISSM promove capacitação sobre gestão atuarial
.
Publicado em 22 de novembro de 2021 - VIA Portal ISSM

Foto: Diego Magalhães
.
Nos dias 17 e 18 de novembro, dirigentes, servidores e conselheiros do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari (ISSM) participaram do Treinamento “Gestão Atuarial”, ministrado pelo consultor atuarial Thiago Fernandes, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Camaçari.

O curso faz parte do Programa de Educação Previdenciária do ISSM e abordou diversos aspectos atuariais da Previdência, sobretudo as diretrizes previstas na Portaria Nº 464/2018, que dispõe sobre as normas aplicáveis aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e estabelece parâmetros para a definição do plano de custeio e o equacionamento do déficit atuarial.

De acordo com o consultor atuarial Thiago Fernandes, a atuária é o coração do RPPS, uma vez que avalia e precifica os riscos, estabelecendo os recursos necessários para a garantia do pagamento dos benefícios, visando ao equilíbrio financeiro e atuarial.

Durante o treinamento, foi apresentado um panorama sobre as principais diferenças entre os regimes de previdência, os métodos de financiamento desses regimes e a necessidade de formação de reservas financeiras para a garantia dos pagamentos. Segundo o consultor, muitos regimes de previdência encontram-se em situação deficitária devido à falta de regulamentação e fiscalização desde a instituição destes regimes, o que levou à ausência da constituição de reservas financeiras para o pagamento dos segurados.

“A importância desses treinamentos é trazer conhecimento aos conselheiros, servidores e Comitê de Investimentos sobre o resultado da avaliação atuarial, para que eles executem suas responsabilidades e tomem decisões com mais segurança” avaliou o consultor, ressaltando que o ISSM vem passando por grandes mudanças após a reforma da previdência. “O ISSM possui um plano de amortização do déficit atuarial e vem acompanhando se ele está sendo realizado na prática”, concluiu.

Atualmente, o déficit atuarial do ISSM está em R$ 828.667.382,85, de acordo com a avaliação atuarial 2021. Isso significa que o Instituto precisa constituir este valor para garantir o pagamento de todos os benefícios, levando em consideração a estimativa de todos os benefícios a conceder no curto, médio e longo prazo.

“As informações são bastante esclarecedoras e necessárias para o desempenho das atribuições de conselheiro. Por outro lado, na condição de servidor, significa a conscientização de que as informações sejam repassadas aos demais colegas, de modo a permitir que o déficit atuarial seja compreendido por todos. Além disso, o curso foi fundamental para conhecer a metodologia do déficit atuarial de aproximadamente 829 milhões de reais”, analisou o subsecretário da Fazenda e conselheiro do Conselho Administrativo e Previdenciário do ISSM, Maurício Menezes. “Agradeço à Diretoria do ISSM pela iniciativa e que em breve tenham outros cursos como este”.

O planejamento do Programa de Educação Previdenciária 2021, que prevê ações de diálogo com os segurados e capacitação para servidores, dirigentes e conselheiros, está disponível no site do ISSM .



Autor: Comunicação ISSM (Rita Martins)




Principal Ouvidoria
Instituto de Seguridade do Servidor Municipal: Rua Francisco Drumond, S/N, Centro Administrativo. CEP. 42.800-970
Camaçari - Bahia - Brasil - Tel +55 71 3621-6632
Horário de funcionamento de 08h as 17h
Horário de atendimento de 08h as 16h
© 2010 - Versão: 2.0.0 - Prefeitura Municipal de Camaçari Desenvolvimento - Secad/CCTGI/GEPRO